Ouvidoria

Portal UFU
05/07/2016 - 17:46 - atualizado em 22/06/2017 - 16:43
Foto da entrada principal do Campus Umuarama
Apresentação

A ouvidoria da Universidade Federal de Uberlândia tem a finalidade de empreender ações na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária, e o aperfeiçoamento das atividades institucionais destinadas a atender aos segmentos da sociedade civil e aos diversos setores da Universidade, com jurisdição em todos os setores acadêmicos e administrativos dos campi da UFU, nos termos de seu Regimento.

Elo de comunicação entre a universidade e a comunidade externa e interna, encontra-se em funcionamento no Bloco 1A, sala 133, no Campus Santa Mônica realizando atendimento pessoal (com agendamento pelo e-mail), telefônico, eletrônico ou por correio convencional.

Secretaria da ouvidoria geral
+55 34 3239-4074 - ouvidoria@reito.ufu.br

Ouvidoria do Hospital de Clínicas de Uberlândia
+55 34 3218-2635 - ouvidoria@hc.ufu.br

Atribuições

A Ouvidoria da UFU  tem os seguintes objetivos:

  • assegurar a participação da comunidade na Instituição em vista do aperfeiçoamento das atividades nela desenvolvidas;
  • empreender ações destinadas aos membros da comunidade universitária e ao cidadão/usuário que visem permitir resposta às suas manifestações;
  • atuar com transparência e imparcialidade e de forma personalizada no auxílio ao controle da qualidade dos serviços destinados à comunidade em geral; e
  • encaminhar as demandas sobre o funcionamento administrativo e acadêmico da Universidade, com o fim de contribuir para uma gestão institucional mais eficiente, de excelência acadêmica, no ensino, pesquisa e extensão.

São competências do Ouvidor-geral:

  • facilitar o acesso gratuito, informal e direto a qualquer cidadão e a todos os membros da comunidade universitária ao serviço da Ouvidoria;
  • receber as reclamações e denúncias que lhe forem dirigidas, encaminhando-as aos órgãos e setores competentes e, quando cabível, propor ao Reitor a instauração de sindicâncias, de inquéritos administrativos e de auditorias, nos termos da legislação vigente;
  • rejeitar e determinar o arquivamento de reclamações e denúncias improcedentes, mediante despacho fundamentado;
  • receber, analisar e encaminhar ao setor competente, sugestões, informações e questionamentos sobre o funcionamento dos órgãos e setores da Universidade, acompanhando a tramitação até a decisão final;
  • propor, às diversas instâncias administrativas e acadêmicas da Instituição, medidas de aperfeiçoamento da organização dos atos administrativos e das atividades da UFU, em proveito da participação da comunidade universitária e da sociedade em geral;
  • propor a edição, alteração e revogação de atos normativos internos, com vistas ao aprimoramento acadêmico e administrativo da Instituição;
  • solicitar acesso a arquivos, dados, informações, documentos e demais elementos necessários ao desempenho de suas funções;
  • recusar como objeto de apreciação questões concretas pendentes de decisão judicial podendo, entretanto, recomendar soluções no âmbito administrativo;
  • registrar todas as manifestações encaminhadas ao serviço de Ouvidoria da UFU e as respostas apresentadas aos usuários, mantendo atualizadas as informações e estatísticas referentes ao setor;
  • manter contato com outras Ouvidorias e entidades representativas da sociedade com vistas ao aprimoramento dos serviços e do exercício da cidadania;
  • interagir com profissionais de sua área, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho de suas atividades;
  • agir com integridade, transparência e imparcialidade; e
  • promover a divulgação do serviço de Ouvidoria.

 

Documentos
Relatórios

Saiba mais

Órgão Responsável