Universidade Federal de Uberlândia

Conheça a UFU
Portal UFU
03/08/2016 - 16:36 - atualizado em 17/08/2018 - 15:18
Universidade Federal de Uberlândia

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição, ainda com o nome de Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar pelo Decreto-lei n. 762, de 14 de agosto de 1969, e federalizada pela Lei n. 6.532, de 24 de maio de 1978.

Missão

Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a função de produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, e de formar cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social.

Visão

Ser referência regional, nacional e internacional de universidade pública na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão em todos os campi, comprometida com a garantia dos direitos fundamentais e com o desenvolvimento regional integrado, social e ambientalmente sustentável.

 

Com sete campi - quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG) -, a UFU é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

A UFU goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos da lei. Sua organização e funcionamento são regidos pela legislação federal, por seu Estatuto, Regimento Geral e por normas complementares.

Reitor

Possui 40 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento.

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência.

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016).

Vice-reitor

Carlos Henrique Martins da Silva

O Professor Carlos Henrique Martins da Silva é natural de Uberlândia e graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (1980) e em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Concluiu Residência Médica em Pediatria pela Universidade de São Paulo (1983). Mestre em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutor em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1995). É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (Departamento de Pediatria e de Ética e Humanidades em Saúde da Faculdade de Medicina). Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por desejos e interesses múltiplos desde sua admissão na UFU há 32 anos. Como médico, foi pediatra geral e reumatologista pediátrico. Como professor de Medicina, interessou-se por Pediatria Clínica, Reumatologia Pediátrica e Bioética. Como pesquisador, optou por projetos relativos à reumatologia pediátrica, bioética e qualidade de vida relacionada à saúde. Na graduação, foi professor de disciplinas relacionadas à Pediatria, Ética Médica, Bioética e Humanidades em Saúde. Na pós-graduação, foi professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FAMED. Nas atividades de extensão universitária, atua como médico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia nos setores de Pediatria e Reumatologia Pediátrica e projetos do grupo PET Medicina. Na gestão acadêmica, foi coordenador de disciplinas, membro de colegiado do Curso de Medicina e da Pós-graduação em Ciências da Saúde, membro da Comissão Especial de Ensino para a implantação de proposta curricular para o Curso de Medicina, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (2007 a 2011), Gestor Acadêmico do Hospital de Clínicas da UFU (2016 a 2017) e Diretor da Faculdade de Medicina da UFU (agosto de 2017 a fevereiro de 2021).

 

Detalhes podem ser encontrados no endereço: http://lattes.cnpq.br/7984222743393337