Pesquisa & Inovação

Portal UFU
04/07/2016 - 23:44 - atualizado em 21/10/2016 - 11:50

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apoia a formação de grupos de pesquisa institucionais como forma de estimular a produção científica e a inovação tecnológica. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) é o órgão administrativo responsável pela execução e gestão da política institucional afeita à pós-graduação, à pesquisa e à inovação científica e tecnológica na UFU.

Com ações pautadas na valorização e no respeito às diferenças, na pluralidade de ideias, procurando um caminho que permita a construção de uma universidade compromissada com o interesse social e a produção acadêmica de qualidade, a Propp tem como missão “promover e gerenciar as condições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino de pós-graduação e de suas indissociáveis integrações com a extensão, visando ao desenvolvimento da capacidade de formação acadêmica, científica e cultural do corpo docente e discente, contribuindo para a afirmação institucional da UFU na comunidade local, regional, nacional e internacional”.

São três os núcleos administrativos que operam de forma integrada no interior da Propp: a Diretoria de Pesquisa, a Diretoria de Pós-Graduação e a Diretoria de Propriedade Intelectual e Inovação, que e responsável pelo NIT-UFU, denominado de Agência Intelecto. Além destas unidades, estão abrigados na Propp, sob a coordenação da Diretoria de Pesquisa, mas operando de forma independente e autônoma, os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA) e o Comitê Interno de Biossegurança (CIBio).

Instituído graças a uma parceria entre a UFU e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Uberlândia, com o intuito de implantar uma incubadora multidisciplinar de base tecnológica instalada dentro de um dos campus da universidade, o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem) foi criado em 2001 e teve em 2003 o lançamento de seu primeiro edital para seleção de projetos para incubação. 

Saiba mais