Acessos ao SEI!
Sistema Eletrônico de Informações
O projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico.
É um projeto de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.
A principal entrega do PEN é uma solução de processo eletrônico que possa ser utilizada por qualquer instituição pública, independentemente do porte e da área de atuação específica.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para as instituições públicas, é a solução de processo eletrônico escolhida no âmbito do PEN, formando a sólida parceria PEN SEI!.
Acontece no SEI! UFU
Perguntas Frequentes
O interessado deverá solicitar acesso aos documentos restritos do processo diretamente para as unidades onde o processo foi tramitado ou está atualmente. Para os demais documentos públicos poderá realizar a consulta no módulo de pesquisa pública disponível no portal SEI UFU.
Atualmente, o SEI! UFU possui duas instâncias: treinamento e produção.
Para acessar o ambiente de treinamento, acesse www.sei-treino.ufu.br. Neste caso, o login é feito através de usuários genéricos criados para o ambiente de treino. Sendo assim, utilize as seguintes informações de usuário e senha, disponíveis em caráter provisório:
A funcionalidade de publicação serve para divulgar determinado documento em um veículo de publicação, interno ou externo. Somente documentos gerados no sistema SEI podem ser publicados.
Perceba que a opção não aparece antes que o documento seja assinado, conforme a figura:
Os processos sigilosos funcionam de forma diferente dos processos públicos e restritos:
Conforme a Portaria REITO nº 861/2018, pessoas externas à UFU podem realizar o cadastro como usuário externo para peticionar processos ou assinar documentos.
Ver as instruções em anexo.
Toda inserção de um documento deve ser feita a partir de um processo. O NUP, ou seja, aquele Número Único de Protocolo que cada processo tem, iniciado por 23117, é o número que o interessado deve anotar para poder acompanhar o processo eletrônico pelo serviço público como um todo. Para informações de como criar um processo, clique aqui.
Para atualização cadastral do servidor seguir orientações na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) http://www.progep.ufu.br/procedimento/atualizacao-cadastral
1 - O Gestor responsável abre um processo no sei, com o tipo "Pessoal: Assentamentos Individuais. Cadastro";
2 - Na aba "incluir documentos" escolhe o formulário contido no sei com o nome "Formulário Habilitação Módulos SIE/SG", marcando a opção "Liberação de Acesso" ou "Desativação de Acesso", assina-o e encaminha o processo para a unidade DS (Divisão de Sistemas).
3 - A Unidade DS realizará a inclusão de um termo de conclusão da ação e o retorno do processo para a unidade solicitante.
Cada servidor é responsável por escolher a assinatura ao assinar um documento de acordo com o papel que está exercendo. Dessa forma, um mesmo servidor poderá assinar como Presidente de Conselho ou Coordenador de acordo com a unidade onde estiver atuando, escolhida pela caixa de seleção no canto superior direito da tela de Controle de Processos conforme exemplo abaixo: