Campus Monte Carmelo

Monte Carmelo - MG
Portal UFU
08/07/2016 - 13:27 - atualizado em 17/11/2017 - 12:39

A UFU Campus Monte Carmelo abriga cinco cursos de graduação em duas grandes áreas do conhecimento. Na área de Ciências Exatas e da Terra estão os cursos de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistemas de Informação e Geologia, e na área de Ciências Agrárias os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Essas áreas são estratégicas para o desenvolvimento regional, haja vista os grandes empreendimentos no setor agrícola, industrial e de mineração na região de Monte Carmelo, que demandam constantemente profissionais qualificados e pesquisas estratégicas.

Município de Monte Carmelo

O município de Monte Carmelo, inserido no bioma Cerrado e na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, situa-se na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no Estado de Minas Gerais. Segundo IBGE, em 2016 a população total do município correspondia a 48.096 habitantes e área de 1.347,79 km² com densidade demográfica de 31,5 habitantes /km2.

Monte Carmelo situa-se a 455 Km de Brasília, 631 km de São Paulo, 503 km de Belo Horizonte, 107 km de Uberlândia, 148 km de Uberaba, 95 km de Araguari, 85 km de Patrocínio e 166 km de Patos de Minas. Seu acesso pode ser realizado através das rodovias MG-223, MG- 190, BR-365, BR-352. Entre os municípios do seu entorno citam-se Abadia dos Dourados, Araguari, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Patrocínio, Romaria, São Félix, Chapada de Minas e outros.

A proximidade de cidades como Uberlândia, Patrocínio e Patos de Minas garante boa acessibilidade ao transporte rodoviário, ferroviário e aéreo, além da estação aduaneira do interior e do terminal de cargas, os quais contribuem para o desenvolvimento econômico, facilitando o escoamento e venda da produção, ligando o município aos principais mercados do país e do mundo.

A região de Monte Carmelo, devido à sua aptidão agrícola, possui grande demanda por pesquisas no setor agrícola, industrial e de mineração. São várias as culturas com enormes potenciais na região, entre as quais se destacam os cultivos de café, soja, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, pimentão, pimenta, frutíferas, eucalipto, seringueira e outras.

A cultura do cafeeiro é um dos destaques da região de Monte Carmelo e, devido à diversidade do território brasileiro, essa microrregião foi demarcada geograficamente com o nome “Região do Cerrado Mineiro” (IG990001, 14 de maio de 2005), registrando o selo como indicação de procedência para produção de café de qualidade, cujas características se devem essencialmente aos fatores de produção local. Tanto a cultura do cafeeiro quanto a do eucalipto, além de outras de ciclo anual e perene, são conduzidas com enfoque empresarial e alto grau tecnológico, demandando, assim, um aporte na busca por conhecimento.

Aliado a isso, tem-se no próprio município e no seu entorno a indústria cerâmica, grandes empresas de mineração (zinco, fosfatos, calcários, diamante e ouro), indústrias de fertilizantes, empresas de sementes e outras. 
 

Rodovia LMG 746, Km 1 - Bairro Araras
Campus Monte Carmelo - Monte Carmelo-MG
Saiba mais sobre o Campus Monte Carmelo