Universidade Federal de Uberlândia

Conheça a UFU
Portal UFU
03/08/2016 - 16:36 - atualizado em 16/02/2017 - 16:20
Universidade Federal de Uberlândia

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição, ainda com o nome de Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar pelo Decreto-lei n. 762, de 14 de agosto de 1969, e federalizada pela Lei n. 6.532, de 24 de maio de 1978.

Missão

Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a função de produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, e de formar cidadãos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social.

Visão

Ser referência regional, nacional e internacional de universidade pública na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão em todos os campi, comprometida com a garantia dos direitos fundamentais e com o desenvolvimento regional integrado, social e ambientalmente sustentável

 

Com sete campi - quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG) -, a UFU é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.

A UFU goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos da lei. Sua organização e funcionamento são regidos pela legislação federal, por seu Estatuto, Regimento Geral e por normas complementares.

Reitor

Possui 40 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento. 

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência. 

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016).

Vice-reitor

Graduado em 1976 pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP), frequentou a residência médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (1977 a 1979), obtendo títulos de especialista em Pediatria e Infectologia. Médico no Serviço de Doenças Transmissíveis do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (1981 e 1982). Médico plantonista e diarista na UTI do Pronto Socorro Infantil Sabará, em São Paulo (SP), de 1980 a 1982 e de 1985 a 1987.

Concluiu o mestrado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina (EPM) em 1989 e o doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM) em 1999, possuindo, ainda, especialização em Gestão Hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS/2007). Professor da cadeira de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFU desde 1982, sendo titular desde 2014. De 2000 a 2010, foi professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Faculdade de Medicina (Famed/UFU).

É pesquisador e colaborador na rede internacional de vigilância laboratorial do pneumococo denominada Projeto Sistema Regional de Vacunas (Sireva), patrocinada pela Organização Panamericana de Saúde (Opas). Também colabora ativamente na coordenação do Programa de Controle da Sepse no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU), ligado ao Instituto Latino-Americano de Combate à Sepse. Ainda no HCU, foi idealizador, fundador e coordenador da UTI Pediátrica em 1989, permanecendo à frente do setor até 2004, quando assumiu o cargo de diretor Clínico da instituição, ficando nele de 2005 a 2008. De 2013 a 2016, também integrou a equipe administrativa daquele hospital, na função de gestor acadêmico. Além disso, neste mesmo período foi diretor Executivo e coordenador do Conselho Deliberativo da Escola de Governo de Uberlândia.