Unidade organizacional

Portal UFU
08/07/2016 - 12:12 - atualizado em 11/12/2020 - 17:28
Escola de Educação Básica - ESEBA

A Escola de Educação Básica - Eseba - é uma Unidade Especial de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia, cuja finalidade é oferecer ensino básico ao påublico da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, bem como oportunizar campo preferencial para estágios práticos de alunos dos cursos de licenciaturas dessa Universidade.

A Escola origina-se em 1977, antes mesmo da federalização da Universidade de Uberlândia (UnU), com a denominação de Escola Pré-Fundamental Nossa Casinha. Nesta ocasião, tinha como finalidade oferecer aos servidores desta universidade o melhor em educação para as crianças na faixa etária de dois a seis anos, caracterizando-se assim como uma escola benefício. Sua criação ocorreu num momento histórico, pois, além do contínuo crescimento e expansão, a UnU vivia o processo de sua federalização, que implicava na necessidade de ter profissionais mais qualificados em diferentes áreas de conhecimento.

Em 1980, passou a funcionar em uma segunda unidade no Campus Santa Mônica, ampliando o número de atendimento no Pré-Escolar. Em 1981, a Escola Pré-Fundamental Nossa Casinha foi legalizada junto aos órgãos superiores da Universidade Federal de Uberlândia com o nome de Escola Nossa Casinha – Pré-Escolar e 1º Grau da Universidade Federal de Uberlândia. Em 30 de agosto de 1983, o Conselho Universitário da UFU aprovou, por meio da Resolução 01/1983, a atual denominação: Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Nesse mesmo ano, ocorreu a mudança para a Rua Adutora São Pedro, n.º 40, no Campus da Educação Física. Em 1988, a Escola de Educação Básica da UFU deixou de ser uma escola benefício para se tornar uma escola pública e foi, posteriormente, a exemplo de outras dezesseis Escolas existentes em outras Universidades Federais de nosso país, considerada pelo Ministério da Educação como Colégio de Aplicação.

Com a alteração de sua finalidade, foi estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFU o sistema de sorteio público para o ingresso de alunos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Esse sistema prevalece até hoje e demarca o compromisso ético da Universidade com a populacão a que presta seus servicos.

Atualmente, contamos com um quadro de 82 professores em regime de 40 horas com dedicacão exclusiva as atividade de Ensino, Pesquisa e extensão; e 11 técnicos em regime de 40 horas para a execussão de diferentes atividades dentro da escola. Nosso currículo segue os Parametros Nacionais Curriculares, mas é estruturado e implementado a partir dos estudos e consideracões do nosso corpo docente. Atualmente, esse curriculo passa por uma grande reestruturacão e, possivelmente, poderá ser implementado na sua plenitude a partir do ano letivo de 2016.

A Escola tem condicões físicas de atender por ano letivo até 825 alunos na Educacão Infantil e Ensino Fundamental regular e mais 100 alunos na modalidade Educacäo de Jovens e Adultos, funcionando em todos os três turnos de servico. É previsto ainda que cerca de 200 a 300 alunos provenientes do Ensino Superior possam realizar suas práticas de disciplinas e estágios supervisionados na escola.

,