Pergunta frequente

Como insiro um Memorando no SEI! UFU?

Comissão SEI! UFU
28/11/2018 - 17:03 - atualizado em 28/11/2018 - 17:03

Toda inserção de um documento deve ser feita a partir de um processo. O NUP, ou seja, aquele Número Único de Protocolo que cada processo tem, iniciado por 23117, é o número que o interessado deve anotar para poder acompanhar o processo eletrônico pelo serviço público como um todo. Para informações de como criar um processo, clique aqui.

Antes de um Memorando ser feito, seu teor deve estar bem claro na atuação do servidor. Conforme o Manual de Redação da Presidência da República

"O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público." (Grifo nosso).

Memorando é utilizado para comunicações, portanto pode ser que o documento que você deseja não seja meramente uma comunicação. Para atos administrativos além de comunicações como um Requerimento ou Solicitação, indica-se que se sejam utilizadas as espécies: