Equipe

Valder Steffen Júnior

Reitor

Possui 40 anos dedicados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: chefe de departamento, coordenador de programa de pós-graduação, diretor de centro, diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica e pró-reitor de Planejamento. 

Serviu também ao Sistema Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação (membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, representante da área de Engenharia III na Capes, membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig e membro do Conselho Curador da Fapemig). Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência. 

É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da UFU e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A; bem como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2016).

Cargo: 
Docente