Mesa redonda As parcerias entre a administração pública e as ONGs: UAIs e Hospital Municipal

16/06/2010 19:00
America/Sao Paulo

O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa sobre a Reforma do Estado (GPRE), cujos objetos de análise são as transformações recentes na administração pública sob a orientação da New Public Management. O Grupo, criado em 2009 desenvolve o projeto que pretende analisar a imersão da Prefeitura Municipal de Uberlândia no universo da reforma, em especial, a participação de ONGs na administração das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e do Hospital Municipal a partir de 2008. O movimento já encampado por vários estados e municípios brasileiros comprova a tese de que vivemos um período de interiorização das estratégias modernizantes inauguradas em 1995 pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE), na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde então os gestores públicos convivem com ferramentas administrativas consagradas na gestão privada como os controles por resultado, a flexibilização de hierarquia, as terceirizações etc. No que tange à questão social, a novidade é o estabelecimento de parcerias entre a administração pública e as ONGs ou o chamado “terceiro setor”. Através delas, serviços sociais públicos têm suas gestões transferidas através de contratos de gestão, materializando uma nova modalidade de enfrentamento dos problemas sociais. Em que pese o processo de generalização destas políticas, o debate ou a polêmica continuam abertos, tanto no campo científico e social, como no jurídico. Desse modo, o Grupo de Pesquisa sobre a Reforma do Estado pretende problematizar tais parcerias que tomam cada vez mais vulto na cidade de Uberlândia. Para tanto, será necessária uma abordagem multidisciplinar que, a um só temo, externe a perspectivas oficiais emanadas da PMU, bem como as interpretações acerca do marco legal, da prestação pública do serviço de saúde, da cultura organizacional das ONGs e, por fim, da legitimidade, controle social e transparência.

 Título: As Parcerias entre a Administração Pública e as ONGs: as UAIs e o Hospital Municipal.

Objetivos:
 a) estimular o contato de estudiosos da temática;
 b) dar publicidade ao debate sobre as transformações recentes na administração pública municipal;
 c) criar condições para o desenvolvimento da pesquisa empreendida pelo GPRE.

Palestrantes:
Representante da Prefeitura Municipal de Uberlândia
 Prof.a Leila Bitar Moukachar Ramos (Famed)
Prof. Valdir Machado Valadão Jr. (Fagen)
Prof. Luiz Carlos Figueira de Melo (Fadir)
Prof. Leonardo Barbosa e Silva (Decis) – mediador

Público alvo:
Estudiosos do tema nas áreas de ciências sociais, direito, administração, pedagogia, saúde, além de gestores públicos, diretores de ONGs e demais interessados.

Local: Anfiteatro “D” do Bloco 5O
Data: 16 de junho de 2010 Horário: 19:00h

Local: 
Anfiteatro “D” do Bloco 5O
Público-alvo: 
Estudiosos do tema nas áreas de ciências sociais, direito, administração, pedagogia, saúde, além de gestores públicos, diretores de ONGs e demais interessados.
Contato: 
Leonardo Barbosa e Silva
Data Publicacao Inicio Evento: 
Qui, 27/05/2010
Data Publicacao Fim Evento: 
Qua, 16/06/2010